sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Agências bancárias reabrem na proxima quarta-feira para atendimento ao público

Agências bancárias reabrem na proxima quarta-feira para atendimento ao público

Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na próxima segunda-feira (12) e na terça-feira (13). Na Quarta-feira de Cinzas (14), os bancos abrirão ao meio-dia.

A Federeção Brasileira de Bancos (Febraban) informou que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

A federação lembra que os bancos possuem ferramentas que possibilitam ao cliente agendar pagamentos e acompanhar os lançamentos na conta-corrente pelo aplicativo no celular.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 12 ou 13 como data de vencimento poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira (14/2). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento, informou a Febraban.

Edição: Valéria Aguiar

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Ministro pede ao Cade para investigar preços em postos de combustíveis

Ministro pede ao Cade para investigar preços em postos de combustíveis

Jonas Valente - Repórter da Agência Brasil

Em coletiva sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida realizada hoje (8), em Brasília, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, informou que pediu ao presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, para investigar os preços praticados por postos de combustíveis. O ministro está preocupado com uma possível formação de cartel no setor.


Moreira Franco questionou o fato dos postos não reduzirem os preços quando a Petrobras diminui nas refinarias.

“O fornecedor é que fixa preço e o consumidor tem direito a escolher um preço mais baixo. O que nós estamos vendo é que quando há queda na Petrobras, ela não se reflete na bomba de gasolina. O consumidor não está sendo beneficiado”, disse o ministro.

Na primeira semana do ano, a Petrobras reduziu os preços do diesel e da gasolina nas refinarias, respectivamente, em 3,5% e 2%. Em 13 de janeiro, a empresa diminuiu novamente os valores dos dois combustíveis em 0,7%. No dia 18 do mesmo mês, a companhia anunciou nova queda para a gasolina, de 0,5%.

O Cade informou em nota que nesta tarde (8) foi protocolado o ofício da Secretaria-Geral da Presidência da República com o pedido para que “sejam tomadas as medidas necessárias para coibir práticas de cartel na venda de combustíveis”.


A nota ressalta “que, em cumprimento à sua função de zelar pela livre concorrência, o Cade monitora constantemente os mercados e apura eventuais indícios de infração à ordem econômica que detecta”.

O órgão informou ainda que no setor de combustíveis, investigou e julgou 17 casos de ilícitos concorrenciais nos últimos cinco anos, e que, “atualmente, há oito investigações em trâmite que apuram infração nesse mercado”.


“Em linha com a preocupação externada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Cade planeja estudar, em conjunto com órgãos parceiros, formas coordenadas e sistemáticas de combate ao cartel em combustíveis”, diz a nota.
Identificado homem morto a tiros em depósito de sucatas  em Pirassununga

Identificado homem morto a tiros em depósito de sucatas em Pirassununga


Instituto Médico Legal (IML) identificou o homem morto a tiros no Depósito de Sucatas Ferrari na  Avenida Doutor Ivo Xavier Ferreira, no bairro Vila São Pedro, na tarde 15h35min de quarta-feira (07). Segundo as informações, trata-se de Michael Amarilha Ferrari, 31 anos, ajudante geral. ele residia no bairro  Jardim das Laranjeiras. 


Segundo informações da Policia Militar, a vítima trabalhava no local quando, por motivos a serem apurados, foi alvejada por disparos de arma de fogo em seu rosto, disparados por um indivíduo desconhecido que se evadiu. Equipe de Samu foi acionada e constatou o óbito no local. 

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Policia. As causas do crime será investigada. 

Da redação Toni Oliveira - Pirassununga On ( Foto: Google Maps )


quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Menina de 7 anos morre ao participar do 'desafio do desodorante

Menina de 7 anos morre ao participar do 'desafio do desodorante

Garota não resistiu e sofreu uma parada cardíaca. Caso ocorreu em São Bernardo do Campo

Uma criança de apenas 7 anos morreu, no último sábado, após participar de um desafio proposto na internet, conhecido como "desafio do desodorante". O objetivo consiste em inalar o produto o maior tempo que aguentar.


Adrielly Gonçalves espirrou o spray direto na boca e segurou o ar, a família tentou socorreu a menina, mas ela chegou morta à UPA (Unidade de Pronto Atendimento). O caso aconteceu em São Bernardo do Campo.
Após a tragédia, a família da menina está fazendo uma campanha nas redes sociais para alertar os perigos de menores de idade repetiram ações irresponsáveis divulgadas na internet.
A mensagem publicada no Facebook pede que os pais e responsáveis monitorem o conteúdo visualizado pelas crianças na internet. Com o aumento do número de "influencers", que se tornam populares no YouTube e no Instagram, é preciso uma conscientização pesada sobre os perigos de imitar o que é visto na tela do computador ou celular.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Resultado do Encceja Nacional do ensino médio já está disponível

Resultado do Encceja Nacional do ensino médio já está disponível

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, no fim da tarde desta segunda-feira, dia 05 de fevereiro, o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) do ensino médio.
A consulta é individual e deve ser feita pelo site enccejanacional.inep.gov.br. Para ver os resultados, cada candidatos precisa informar o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição.


O Encceja Nacional foi realizado em 19 de novembro e teve 1,5 milhão de inscritos, sendo que 81% deles fizeram a prova com o intuito de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.
Quem fez o exame para obter o documento referente ao ensino fundamental só poderão ver os resultados a partir de março, de acordo com o Inep.
Notas mínimas
De acordo com o edital, os candidatos do Encceja Nacional do ensino médio tiveram que realizar quatro provas objetivas – de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens – e uma redação.
Para ser habilitado a receber o certificado de conclusão do ensino médio, os participantes precisam ter nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas e no mínimo 5 pontos na prova de redação. No boletim, porém, o Inep explica que, para obter a proficiência em linguagens, é preciso tirar tanto nota maior ou igual a 100 na prova objetiva quanto nota maior ou igual a 5 na redação. Caso contrário, "não há certificação e será necessário refazer a prova de linguagens e redação", diz o boletim.


Para os candidatos que não tiraram nota suficiente em todas as provas, é possível usar notas de edições diferentes do Encceja para compor a nota final e obter o certificado de conclusão. Também é possível solicitar, junto à secretaria estadual de Educação ou o instituto federal escolhido no ato da inscrição, uma declaração parcial de proficiência.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Correios reajustam preço do serviço de despacho postal a partir desta segunda-feira

Correios reajustam preço do serviço de despacho postal a partir desta segunda-feira


A partir da próxima segunda-feira (5), o despacho postal será reajustado dos atuais R$ 12 para R$ 15. O valor do serviço não sofreu nenhuma alteração desde a sua implantação, em outubro de 2014. No segmento de encomendas, os Correios concorrem com empresas privadas e o cálculo do reajuste é baseado na variação dos custos, tendências do mercado e evolução do cenário comercial de livre concorrência.


O despacho postal é o valor pago pelos importadores em razão da prestação dos serviços de suporte postal e apoio administrativo às atividades de tratamento aduaneiro e tem o objetivo de cobrir os custos com o processo de recebimento dos objetos, inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento dos impostos, comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não realiza o pagamento dos tributos.

Desde 22 de janeiro de 2018, todas as encomendas internacionais cuja declaração de importação for registrada na plataforma eletrônica Minhas Importações estarão sujeitas à cobrança do serviço de despacho postal, independentemente de serem tributadas pela Receita Federal.


Minhas Importações – Em dezembro de 2017, os Correios concluíram a implantação do novo modelo de importação, criado em parceria com a Receita Federal. Agora, os três centros internacionais da empresa, no Paraná, Rio de Janeiro e em São Paulo, utilizam a nova plataforma eletrônica de desembaraço aduaneiro.

Com isso, os órgãos de controle realizam as fiscalizações de forma automática e o consumidor pode interagir eletronicamente durante todo o trâmite, enviando documentos complementares, solicitando revisão de tributos e realizando o pagamento dos impostos e serviços pela internet, de forma simplificada. Assim, cumpridas as exigências fiscais e aduaneiras de forma eletrônica, os Correios podem entregar a mercadoria diretamente no endereço do destinatário.

A plataforma proporciona maior velocidade e controle ao processo aduaneiro, além de oferecer maior transparência no relacionamento com os importadores, que passam a ter acesso a cada etapa do desembaraço por meio de interface com a plataforma eletrônica disponibilizada no site dos Correios (www.correios.com.br).
Governo lança projeto piloto de Documento Nacional de Identidade

Governo lança projeto piloto de Documento Nacional de Identidade

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil


O projeto piloto do Documento Nacional de Identidade (DNI) foi lançado hoje (5), no Palácio do Planalto, em cerimônia com a presença do presidente Michel Temer e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. O documento será digital e vai reunir diferentes registros civis, como CPF e título de eleitor.

Servidores do TSE e do Ministério do Planejamento vão participar do projeto e poderão fazer o download do aplicativo a partir de hoje em smartphones e tablets. A intenção é que a partir de julho deste ano a iniciativa comece a chegar aos cidadãos brasileiros. No futuro, o DNI deve incluir diversos documentos à medida em que sejam firmados convênios com órgãos públicos para a integração da base de informações.

O documento usa as bases de dados de biometria do TSE, do governo federal e do Poder Judiciário. Para baixar o aplicativo e ter acesso digital ao documento será preciso ter feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse que a ideia é simplificar e tornar eficiente a identificação dos cidadãos. Segundo ele, o custo unitário do documento digital será de dez centavos. “Descortina-se com o DNI uma imensa avenida de possibilidades porque a solução que está sendo dada é inteligente, digital, sem burocracia, flexível e adaptável a todos os tipos de serviços”, afirmou, acrescentando que futuramente as pessoas naturalmente passarão a usá-lo como o principal documento de identificação.

O presidente Michel Temer destacou que o DNI vai facilitar a vida dos cidadãos e ampliar a segurança. “A intenção é que o DNI venha concentrar vários documentos em um único. Teremos menos papel. A vida de todos, de alguma maneira, ficará mais fácil. A ideia de um documento de identidade todo digital, que possamos acessar pelo telefone, é muito prática e será também sinônimo de segurança”.


O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, ressaltou que usar a biometria do TSE é um caminho acertado para implementar o Documento Nacional de Identidade.

O DNI é resultado do projeto de Identificação Civil Nacional, que tem o objetivo de possibilitar a emissão de um documento único do cidadão brasileiro, válido no território nacional, bem como a autenticação biométrica do cidadão em todos os órgãos e entidades governamentais e privados. O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República em maio de 2017.

Registro Nacional Migratório

Na cerimônia também foi assinado um decreto que cria o documento provisório de registro nacional migratório, voltado para estrangeiros que entram no Brasil em busca de refúgio e ainda aguardam uma decisão do governo brasileiro.

Após assinar o decreto, o presidente Temer disse que se trata de uma medida de caráter humanitário e beneficia também o Estado brasileiro, por possibilitar um registro mais completo de informações sobre os solicitantes de refúgio. “É um avanço na identificação dos estrangeiros que solicitam refúgio em nosso país. Agora, o solicitante ganhará um documento que dará acesso à Carteira de Trabalho, ao CPF, à possibilidade de um conta bancária. É uma medida que fortalece a situação de quem está vulnerável”.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que há muito tempo é buscado um registro adequado para migrantes e refugiados que chegam ao território brasileiro. Segundo ela, no Brasil, quase 10 mil pessoas, de 82 nacionalidades, buscaram refúgio em 2016 e esse número triplicou em 2017, quando 33 mil refugiados foram registrados pela Polícia Federal. Dodge lembrou que há quase 92 mil solicitações de refúgio ativas no país.

Edição: Graça Adjuto
Conheça a manobra Heimlich, que foi aplicada pela  Polícia Militar, e salvou um bebê que se engasgou em Araras

Conheça a manobra Heimlich, que foi aplicada pela Polícia Militar, e salvou um bebê que se engasgou em Araras

Policiais militares salvaram o pequeno Guilherme com o método, em Araras, no interior de São Paulo; bebê voltou a respirar e passa bem
Pequeno Guilherme foi salvo com método Heimlich ( Foto: PMSP )
Na última terça-feira (30), os policiais militares Pires e Murilo foram surpreendidos com um pedido de salvamento. O bebê Guilherme de um ano e nove meses estava engasgado e inconsciente. Os policiais conseguiram chegar rapidamente no local e já começaram a manobra Heimlich.



Os PMs da 2ª Companhia do 36º Batalhão conseguiram desobstruir as vias respiratórias da criança. Em seguida a família foi levada ao Hospital São Luís, onde Guilherme recebeu atendimento médico e passa bem.

Você sabe como fazer a manobra Heimlich?

A manobra Heimlich é classificada como o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. É uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias. Assim a vítima fica impedida de respirar.
Na prática o procedimento induz o paciente a uma tosse artificial, que expele corpo estranho e assim desobstrui a traqueia da vítima. E, as vítimas precisam de procedimentos diferentes. A seguir separamos pelo tipo de vítima e listamos o passo a passo.

Em caso de bebê engasgado
– Deitar a criança sobre o braço;

– A cabeça deve estar um pouco mais baixa que o tronco;

– Observar se tem algum objeto na boca que possa ser retirado;

– Se a criança continuar engasgada, deve-se incliná-la de costas, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

Em caso de pessoas acordadas
– Posicionar-se por detrás da vítima, abraçar a vítima com apenas um braço;

– Fechar a mão, com o punho fechado e o polegar por cima. Posicionar a mão na parte superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica;

– Colocar a outra mão sobre o punho fechado bem firme;

– Puxar com força as mãos para dentro, como um abraço apertado, e também puxar para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;

– Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, sempre observar se o objeto já foi expelido e se a vítima respira.

Em caso de pessoas desacordadas
– Sentar-se de frente para a vítima, sobre sua bacia ou pernas;

– Posicionar as mãos abertas, uma sobre a outra na região superior do abdômen, próxima ao tórax;

– Fazer uma forte pressão e também fazer movimentos para cima, utilizando o peso do corpo;

– Repetir quantas vezes forem necessárias.






Morador de Pirassununga morre atropelado na Rodovia Anhanguera

Morador de Pirassununga morre atropelado na Rodovia Anhanguera


Um homem de 62 anos, morreu neste domingo (4) atropelado,  na Rodovia Anhanguera SP-330, em Pirassununga. O motorista disse que não viu a vítima atravessando .



Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o acidente ocorreu por volta das 21h00, no quilômetro 204. A Polícia informou que o condutor de 35, do VW/Fox branco, de Ribeirão Preto/SP, seguia pela pista, próximo ao bairro rural Paraiso, e não visualizou a vítima, identificada como sendo o senhor Luís Felício Boscolo de 62 anos, residente no bairro Vila Esperança de Pirassununga. 

A concessionária que administra a rodovia foi até o local e sinalizou a área.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Limeira, e o caso foi registrado na Delegacia de Pirassununga.

Da redação de jornalismo Toni Oliveira - Pirassununga On


sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Pai espanca e pendura filhos pelo pescoço! e vídeo se espalha nas Redes Socias

Pai espanca e pendura filhos pelo pescoço! e vídeo se espalha nas Redes Socias

Será que o vídeo mostrando um homem espancando várias crianças e pendurando uma delas pelo pescoço é verdadeiro ou falso? Devemos denunciar?

O vídeo de pouco mais de um minuto de duração começou a se espalhar na primeira semana da fevereiro de 2018 através de grupos no WhatsApp e mostra cenas horríveis de maus-tratos com crianças.


No filminho (que não vamos publicar aqui devido ao seu conteúdo violento) podemos ver um homem batendo em algumas crianças, além de pendurar uma delas pelo pescoço em uma corda!

“Ajudem para que esse vídeo chegue às autoridades”, diz vídeo de homem espancando crianças! Será que isso foi aqui no Brasil? (foto: Reprodução/WhatsApp)

De acordo com as postagens feitas no WhatsApp, o homem seria o pai das pequenas e indefesas vítimas e que as pessoas tinham que compartilhar essas cenas ao maior número de pessoas até que elas cheguem ao conhecimento do Ministério Público.

Só assim, diz o texto que acompanha esse vídeo, conseguiremos fazer com que esse monstro seja preso!

Esse caso aconteceu aqui no Brasil?

O compartilhamento dessas imagens ajuda a Polícia a prender esse agressor?

Verdade ou mentira?

vídeo é real, mas o caso não aconteceu no Brasil!
As agressões foram filmadas, no dia 28 de janeiro de 2018,  por um vizinho em uma aldeia Deogarh, no distrito de Rajsamand (Índia).
Não adianta compartilha esse vídeo pois o pai das crianças, Chain Singh Rawat, já foi preso. Em depoimento, Chain disse no dia da sua prisão (30 de janeiro de 2018) que sempre bateu nas suas crianças.
Entrevistado pelo site Asian Age, o presidente da Comissão do Estado de Rajasthan para a Proteção dos Direitos da Criança disse que as autoridades já estão tomando medidas rígidas em relação a esse episódio e que, além do homem que espancou os filhos, uma ação também será tomada contra a pessoa que fez o vídeo e o postou nas mídias sociais.



Infelizmente, ainda não tivemos informações a respeito do estado de saúde das crianças.

Conclusão

Não adianta compartilhar vídeos como esse. Nesse caso, as filmagens foram feitas na Índia e o agressor já está preso! 
Fuvest divulga lista de aprovados no vestibular da USP

Fuvest divulga lista de aprovados no vestibular da USP

Convocados devem realizar matrícula não presencial entre 9h da próxima segunda-feira (5) e 15h59 do dia 6 de fevereiro


Do Portal do Governo
A Fuvest publicou, nesta sexta-feira (2), a relação dos aprovados na primeira chamada do Vestibular 2018. São 8.402 convocados para cursos da Universidade de São Paulo, além de uma lista com os nomes de 900 treineiros.
Os convocados devem realizar a matrícula não presencial, pela internet, no endereço do portal da Fuvest, entre 9h da próxima segunda-feira (5) e 15h59 do dia 6 de fevereiro.
Entre 15 e 16 de fevereiro, é obrigatório realizar também a matrícula presencial no Serviço de Graduação da Unidade (escola, faculdade ou instituto) responsável pelo curso. Os detalhes sobre locais de matrículas, documentos e chamadas podem ser conferidos na seção “Matrículas”, no Manual do Candidato.
A Fuvest divulgará seis chamadas, entre esta sexta-feira (2) e 8 de março. Após esse período, ainda haverá o processo de reescolha. Os candidatos também podem ter acesso ao calendário completo.
Vagas
De acordo com a decisão do Conselho Universitário da USP, a lista de aprovados do vestibular Fuvest 2018 contempla vagas reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas (EP) e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas de escolas públicas (EP/PPI).
Em 2018, os dois processos de seleção de alunos de graduação da USP, vestibular Fuvest e Enem/Sisu, selecionaram, conjuntamente, candidatos para 11.147 vagas. Do total, 4.155 vagas foram reservadas para estudantes de EP, sendo que 1.755 foram destinadas a estudantes de EP/PPI.
Os candidatos podem conferir a lista completa de cursos e vagas destinadas a candidatos de EP e EP/PPI do concurso vestibular da Fuvest e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A USP também disponibiliza o Manual do Calouro, com as principais informações para o aluno que está chegando à Universidade.


Lojas Americanas prorroga inscrições para estágio até dia 15 de fevereiro

Lojas Americanas prorroga inscrições para estágio até dia 15 de fevereiro

Companhia busca jovens de todo o País que queiram atuar em um ambiente dinâmico, desafiador e com oportunidade de liderar uma unidade de negócio em pouco tempo



A Lojas Americanas prorrogou as inscrições para seu Programa de Estágio em loja até dia 15 de fevereiro. Podem se candidatar estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharias, Marketing e Publicidade e Propaganda com previsão de formatura até dezembro de 2018.

O processo seletivo busca estagiários em todo o Brasil e é predominantemente online. As etapas de inscrição, triagem curricular, fit cultural (alinhamento com perfil da companhia), jogo de seleção e vídeo entrevista serão realizadas pela internet. Para completar o processo, haverá também entrevistas com a área de Gente & Gestão e com os gestores.


Durante o período de estágio, os estudantes passarão por um intenso Programa de Treinamento em loja com objetivo de desenvolver habilidades de gestão e interação com as rotinas do varejo. Ao final do Programa, serão avaliados e terão a oportunidade de assumir um grande desafio - liderar uma unidade de negócio da Companhia como gerentes comerciais trainee.

Para encarar esse desafio, a empresa busca estudantes que tenham atitude de dono do negócio, paixão por desafios, ambição, foco em resultados, dinamismo, disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais e identificação com o mercado varejista.

Os selecionados receberão salário e benefícios compatíveis com o mercado. As inscrições no endereço estagio.lasa.com.br.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Veja o passo a passo do Detran.SP para blindagem de veículos

Veja o passo a passo do Detran.SP para blindagem de veículos

Sem a documentação específica, veículo pode ser removido; infração é grave, gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH



Alguns procedimentos são necessários na hora de blindar um veículo. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) preparou um passo a passo sobre o assunto.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), toda alteração na característica original (de fábrica) de um veículo –blindagem, cor, envelopamento, combustível– precisa ser previamente informada aos órgãos de trânsito.



No Estado de São Paulo, 12.639 novos Certificados de Registro de Veículo (CRVs) com registro de alteração de características foram emitidos no ano passado. Em 2016, foram 14.404 novos documentos com a alteração inscrita.

1º Passo
Antes de blindar um veículo, é necessário pedir uma autorização prévia ao Detran.SP. Preencha o formulário que está no site do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), no link “Veículos”, e entregue-o na unidade de trânsito onde está registrado o veículo, com cópias do documento de identidade (RG ou CNH) e do CRV ou da nota fiscal (em caso de carro zero KM).

2º Passo
Em seguida, o proponente precisa obter o Certificado de Registro (CR) com o Exército Brasileiro, que autoriza o proprietário a utilizar veículo blindado.

3º Passo
Procure uma empresa idônea e com registro no Exército Brasileiro para fazer a blindagem do veículo.

4º Passo
Obtenha a Declaração de Blindagem do Exército Brasileiro.

5º Passo
De posse de todos os documentos, providencie o Certificado de Segurança Veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). É uma inspeção de segurança veicular para descobrir se o veículo, diante da modificação (blindagem), permanece seguro.

6º Passo
Faça a vistoria de identificação veicular. As Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) estão disponíveis no site do Detran.SP.

7º Passo
Com todos os documentos (incluindo RG, CPF ou CNH; comprovante de endereço; se for pessoa jurídica, levar o CNPJ; se for procurador, levar a procuração), vá até a unidade do Detran.SP onde o veículo está registrado e solicite a emissão de nova via do CRV com a inclusão da informação de blindagem. A taxa para expedição de nova via do documento é de R$ 285,27 (caso o licenciamento não tenha sido feito) e de R$ 197,89 (para veículo já licenciado).

Legislação - O condutor que for autuado com alguma característica do veículo alterada sem constar a informação nos documentos receberá cinco pontos na carteira de motorista e multa no valor de R$ 195,23 (infração grave), além de ter o veículo retido para regularização. Essas penalidades estão previstas no CTB.

Ainda de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

Saiba como tirar a Carteira de Identidade de bebês recém-nascidos e crianças

Saiba como tirar a Carteira de Identidade de bebês recém-nascidos e crianças

O serviço pode ser agendado facilmente pelo celular por meio do app do Poupatempo na loja de aplicativos SP Serviços
 Do Portal do Governo

Muitos pais não sabem, mas é possível tirar o RG dos filhos recém-nascidos nos postos do Poupatempo. É fácil e o atendimento é personalizado e preferencial.

Como os bebês têm poucos dias de vida valem as impressões digitais tiradas apenas do dedo polegar, providência que também é adotada para crianças de até cinco anos. No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.
O serviço pode ser agendado pelo celular ou tablet, por meio do aplicativo SP Serviços, e pela Internet. Com o filho pequeno no colo, os pais recebem atendimento preferencial e, para a maior comodidade dos cidadãos, o Poupatempo oferece um serviço de remessa de documentos pelos Correios, com valor cobrado no local.
Atendimento especial
Os atendentes do Poupatempo estão preparados para contornar problemas que costumam surgir na hora de atender crianças. É o que revela a assistente administrativa do Poupatempo, Bethânia Vícola. “Elas [as crianças] às vezes se assustam com as luvas usadas pelos técnicos que fazem a coleta biométrica, pois acham que vão tomar vacina. Os funcionários já sabem e usam uma luva como bexiga para distrair durante o atendimento. É comum ver funcionários do Poupatempo com crianças no colo para evitar o choro.”
Importância
O RG de bebês e crianças é um documento que proporciona uma garantia a mais em termos de segurança. Se antes de pedir a emissão do RG os pais providenciarem o CPF da criança, a Carteira de Identidade já terá impresso o número do cadastro de pessoa física que valerá durante toda a vida para assuntos ligados à Receita Federal. Outra vantagem da identidade para as crianças é facilitar a abertura de uma conta corrente para pais que desejam iniciar desde cedo uma poupança.
Veja como tirar o RG do bebê:
Agende a ida ao Poupatempo, que pode ser feito facilmente pelo celular por meio do aplicativo SP Serviços. Também é possível agendar pelo telefone 0800 772 3633 (Disque Poupatempo) ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.
– O que é necessário:
Certidão de nascimento original e cópia
Número de inscrição no CPF (se tiver)
Documento da mãe original e cópia
1 foto 3×4 (com fundo branco) – a foto pode ser tirada no Poupatempo
Acesse o SP Serviços.


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

YouTube Go finalmente tem seu lançamento oficial no Brasil

YouTube Go finalmente tem seu lançamento oficial no Brasil


Se você já estava cansado de ter que ficar longe dos vídeos do YouTube só para economizar sua franquia de internet móvel, saiba que isso não é mais um problema. Isso porque, depois de um longo tempo em testes e alguns meses em fase Beta, o YouTube Go finalmente está disponível para o público, visto que a Google lançou o app simultaneamente em 21 países diferentes (com o Brasil incluso, claro).


Para quem não acompanhou as novidades da ferramenta nos últimos tempos, o YouTube Go oferece uma experiência bem parecida com aquela que você já está acostumado no aplicativo comum. A diferença é que, ao selecionar um vídeo, você pode usar uma opção de pré-visualização para checar se quer baixa-lo ou não. Depois disso, ainda é possível controlar a qualidade do download – o que afeta o espaço ocupado pelo vídeo.
Não limitado a isso, o aplicativo ainda tem suporte ao compartilhamento de arquivos baixados via Bluetooth, garantindo ainda mais economia em seus dados.
Vale notar, no entanto, algumas desvantagens no sistema. Para começar, ele tem bloqueio via geolocalização; logo, você não vai conseguir assistir um vídeo bloqueado aqui no Brasil mesmo que tenha feito o download em outro país. As músicas são outra questão complicada: clipes e vídeos de canções só podem ser baixados dessa maneira com o devido consentimento de seu criador, o que quer dizer que você nem sempre vai conseguir assistí-los dessa forma.
Caso você tenha se interessado pela novidade, é possível fazer o download do app diretamente pela Google Play. Infelizmente ainda não há qualquer previsão de chegada da ferramenta para o iOS, então é melhor ter paciência se utilizar a plataforma.
IMAGEN(S)

São Paulo pode acabar de vez com cobrança de ponto extra na TV paga

São Paulo pode acabar de vez com cobrança de ponto extra na TV paga

Consumidores de TV por assinatura de todo o Estado de São Paulo podem finalmente ficar livres da cobrança de ponto extra a partir de fevereiro. 




Aprovado na Assembleia Legislativa em dezembro do ano passado, o PL (projeto de lei) nº 844/2017 visa a penalizar as operadoras que continuarem a cobrar pelo ponto adicional. Para começar a valer, a norma paulista depende agora da sanção do governador Geraldo Alckmin. 

Com o objetivo de assegurar os direitos dos consumidores, o Idec enviou uma carta ontem (31) ao governador posicionando-se a favor do projeto.

A cobrança pelo ponto extra é proibida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) desde 2012, mas continuou ocorrendo. O PL paulista pretende dar efetividade à regra. Além de prever sanção em caso de descumprimento, estipula que, caso a empresa não consiga disponibilizar o sinal para um aparelho decodificador universal - que pode ser usado por qualquer empresa -, que a operadora forneça o equipamento ao usuário sem custo adicional.

“O projeto traz muitos benefícios. Além de avançar na promoção da liberdade do usuário, prevê punições que incentivam a livre utilização dos decodificadores universais”, comenta  Rafael Zanatta, pesquisador e advogado em telecomunicações do Instituto.

Idas e vindas do ponto extra

Rafael Zanatta explica que o impasse sobre ponto extra não é novo. Desde 2007, a Anatel vêm discutindo o assunto, mas só em 2012 permitiu que o consumidor tivesse seu próprio decodificador ou o “alugasse” da operadora. 

A polêmica chegou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 2017 por meio do Recurso Especial nº 1.449.289/RS. O tribunal julgou lícita a cobrança de aluguel dos decodificadores e negou o pedido de restituição em dobro por cobranças feitas no passado.

Segundo o pesquisador, a regra da Anatel foi desenhada para evitar a prática de venda casada, que induziria o consumidor a utilizar exclusivamente o aparelho da empresa, estimulando a liberdade de escolha do usuário. No entanto, as operadoras encontraram brechas na resolução e continuaram impedindo que o usuário detivesse seu próprio decodificador.

“As empresas de TV por assinatura passaram a afirmar que, por motivos técnicos, seu sinal era incompatível com aparelhos universais, e os consumidores eram compelidos a adquiri-los”, aponta Zanatta.

As regras criadas em São Paulo têm como objetivo descentralizar essa oferta e dar mais opções aos consumidores. O governador Geraldo Alckmin tem até 2 de fevereiro para se manifestar sobre o projeto. Caso não se posicione, a norma passa a valer em todo o estado.

Incidência de raios aumenta durante o verão brasileiro

Incidência de raios aumenta durante o verão brasileiro

Banhistas devem ficar mais atentos a tempestades e raios e procurar abrigo rapidamente



Os brasileiros devem redobrar o cuidado nas praias e em ambientes abertos durante o verão. A incidência de raios nesta época do ano é ainda maior. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), entre 2012 e 2017 caíram uma média de 77,8 milhões por ano em todo o País. O estado que registrou maior incidência foi Tocantins (17,1 raios por quilômetro quadrado), seguido por Amazonas (15,8) e Acre (15,8).
Para se proteger dos raios, o Inpe recomenda evitar atividades ao ar livre e em campo aberto, como gramados e praias; ficar ao lado de carros, tratores, árvores ou cercas; andar de bicicleta ou moto e encostar em objetos metálicos ou que conduzem eletricidade, como telefones fixos com fio, celulares conectados a carregadores; e também não se acolher em um abrigo aberto, como toldos e varandas.
O coordenador do Elat, Osmar Pinto Junior, explica que, no verão, temperaturas mais altas facilitam a formação de tempestades, consequentemente, de raios. “Cerca de 80% dos raios que ocorrem no Brasil são no verão”, disse. “Nesta época do ano, as pessoas vão para praias e ficam mais expostas. A regra básica é que quando você estiver ao ar livre, na praia ou no campo, durante uma tempestade, deve buscar abrigo em carro ou em residência”, ressalta.
“Se você for atingido por um raio diretamente, estar calçado não vai fazer diferença. Mas se cair próximo a você, dependendo da distância e intensidade, estar com sapato de borracha pode ser fundamental para salvar sua vida, mas só se for baixa intensidade”, completa o coordenador.

Mensagens
A partir de abril, todos os estados brasileiros serão cobertos pelo serviço de alertas de desastres naturais da Defesa Civil. As mensagens SMS vão avisar os cidadãos de alagamentos, tempestades e raios, entre outros eventos críticos. O procedimento de cadastro será enviado aos celulares dos moradores dos estados ao longo do calendário de adesão. Em fevereiro, o sistema vai chegar ao Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins.